Descrição Notícia - Convenção Batista Alagoana

PIB Atalaia celebra 105 anos


00/00/0000


            O último fim de semana na cidade de Atalaia foi marcado por grandes celebrações na Primeira Igreja Batista em Atalaia. O motivo foi a comemoração pelos 105 anos de sua organização. Entre os dias 02 e 04, os cultos foram dedicados a agradecer a Deus por todas as bênçãos, crescimento espiritual e evangelismo que vem sendo desenvolvido pela denominação naquela cidade.

            Tudo começou no dia 04 de novembro de 1907, com apenas 18 membros. O concílio que examinou e referendou a então congregação era composto pelos pastores Salomão Guinsburg, Davi L. Hamilton, Pedro Falcão, Augusto Santiago, Manoel Rosalvo e o seminarista Manoel Guimarães. A ideia era aproveitar a localização estratégica da cidade, em relação aos demais municípios da Zona da Mata, para expandir o evangelho de Cristo para as cidades vizinhas como: Viçosa, Pindoba, Capela, Cajueiro, Maribondo e Quebrangulo.

            Os membros mais antigos contam que na época não foi nada fácil estabelecer uma frente missionária na cidade. Mesmo sendo relativamente próximo à Maceió, há 46 quilômetros de distância, o acesso era dificultado pela má qualidade das estradas. O meio de transporte mais acessível era o trem da antiga empresa Great Western, hoje Rede Ferroviária Federal. Um fato curioso é que devido a problemas estruturais da rede férrea, o veículo só conseguia entrar na cidade de ré. Situação que trazia desconforto para os passageiros e constrangimento para os atalaienses que se sentiam inferiorizados.

            Ao longo dos seus 105 anos de história, a igreja foi orientada por diversos pastores, alguns como visitantes e outros por um maior período como: Felinto Alves Costa, Davi Leite, Albérico Alves de Souza, Boyd Allen O’Neal, Angélico Gomes e Messias Brito Bomfim. Sempre tendo como auxiliar o irmão Agripino Prado. Uma família que permaneceu por mais tempo e num período recente na PIB Atalaia foi a do irmão Benedito Claudino de Araújo. Pai de dez filhos que também seguiram a vida cristã, entre eles: Tânia, Telma, Fátima, Otoniel, Talma, Talmi, Talvani, Tassiana, Tarcio e Talvânia, esta última está na África servindo na Junta de Missões Mundiais.  Por vários anos Benedito exerceu o cargo de vice-moderador da igreja, sempre ocupando o púlpito quando da ausência de pastor.

            Atualmente a igreja é conduzida pelo casal de missionários Valdson Melo e Maria de Fátima. Segundo o missionário, mesmo em meio a todas as dificuldades enfrentadas, Deus tem operado curas, transformações, milagres e muitas outras maravilhas em seu meio. “Agradecemos ao Senhor pela vida de cada membro. Que Ele possa está nos abençoando e capacitando para fazer o IDE, protegendo e guiando nossos passos rumo às infinitas vitórias que nos tem preparado”, concluiu. Durante os dias de festividades, a PIB Atalaia foi prestigiada com a presença do pastor Erinaldo Alves e esposa. Eles são da Primeira Igreja Batista em São Luiz do Quitunde.

Redação: Joseane Santos



Baixar Arquivo PDF

Newsletter

Programador: Denis Buarque
Tel: 82 9.9138-9075 (claro) / 9.9624-7165 (tim) www.negocioswebbrasil.com.br
E-Mail: denisbuarque@gmail.com
Convenção Batista Alagoana - Av. Aristeu de Andrade
Atendimento até 13h. Tels.: (82) 3336-2207 / 9.8802-1031 (oi)
9.9156-4831 (claro) / 9.9665-3020 (tim)