Descrição Notícia - Convenção Batista Alagoana

Pastor Israel celebra 70 anos de idade e 45 de Ministério


00/00/0000


Mais um obreiro do campo batista que deixou a faixa sexagenária foi o pastor Israel Pinto Pimentel, da Igreja Batista Central do Farol. O Culto de Gratidão a Deus por seus 70 anos de vida e 45 de Ministério foi celebrado no dia 28 de abril, numa noite especial de louvor, adoração e ministração da Palavra pelo pastor Sérgio Corrêa, das Igrejas Batistas da Forene e de Utinga, em Rio Largo.

A primeira característica do aniversariante enaltecida pelo preletor foi de um homem que merece todas as honras, amor e admiração pela obra que tem realizado, admoestando, encorajando, abençoando e ajudado amorosamente as pessoas com as quais convive e até e mesmo aquelas que estavam fora de seu rebanho. Seu ponto de reflexão foi a leitura de 1º Tessalonicenses 5.12-13.

“Eu tenho um profundo amor por este Homem de Deus! Jamais esquecerei como ele foi usado por Deus para me trazer de volta aos caminhos do Senhor, há 20 anos, quando estava servindo ao mundo com o meu talento de músico, tocando em locais profanos como fonte de sobrevivência da minha família e fui resgatado por ele para retornar à igreja”, contou o pastor.

Em breve testemunho, o pastor Sérgio lembrou que numa madrugada de domingo, quando chegou em casa, sua esposa (Lena) o chamou e disse: “Sérgio, esta foi a última vez que você tocou para o mundo. A partir de hoje você vai viver para louvar a Deus!”. Ele disse que questionou, porque sua fonte de renda eram as noitadas de Maceió. Mas orou com a esposa e pediu a Deus que os ajudasse.

 

Deus responde

 

A oração de uma mulher sábia, temente a Deus, pode todas as coisas! Foi isso que aconteceu na vida do pastor Sérgio. Desempregado, ele não tinha a menor idéia de como sobreviveria a partir daquele dia com sua família. Mas Deus tinha a resposta. Ao meio-dia daquele mesmo domingo, o pastor Israel foi à sua casa “intimá-lo” para tocar à noite em sua igreja.

“Naquele momento senti a presença do Espírito de Deus! Ele tinha respondido à oração da minha esposa. À noite, estava tocando na Igreja Batista Calvário, no Eustáquio Gomes. Quando terminei fui convidado pelo pastor Israel para ser ministro de música da igreja. Deus seja louvado! Nunca mais toquei – e nem vou tocar – a não ser para glorificar o nosso Deus”.

Com esse testemunho no início da mensagem o pastor Sérgio fez ver à IB Central do Farol uma pequena mostra do quanto o pastor Israel Pimentel tem sido um instrumento nas mãos de Deus para abençoar vidas e que precisa ser amado, ajudado e encorajado por todos para continuar exercendo o ministério que lhe fora confiado pelo Senhor Jesus.

O pastor Samuel Cerqueira, que também participou da celebração, homenageou o aniversariante com a leitura de 1º Timóteo 5.17, dizendo que tem acompanhado o pastor Israel de longas caminhadas e o testemunho que tinha a dar sobre ele era de ter convivido com um servo dotado de um padrão de vida moralmente correto e santo, cheio do poder do Espírito Santo.

 

Outras homenagens

 

O aniversariante foi homenageado, também, pelas mulheres e a juventude da igreja, e por uma ex-ovelha de seu rebanho que assentiu, como toda a igreja, com os testemunhos dos dois pastores, sobretudo com o perfil de afetividade, integridade e amor sobre o qual o pastor Sérgio discorreu para expressar sua gratidão a um dos obreiros mais antigos do Campo Batista Alagoano.

Pastor Israel agradeceu às homenagens e prometeu continuar servindo a Deus com a mesma fidelidade enquanto Ele o permitir. “Deus é tudo para mim”, enfatizou. Fez em seguida um agradecimento especial à sua esposa, Maria Madalena, “minha companheira de todos os momentos desde o dia 23 de setembro de 1965, quando contraímos núpcias”. O casal tem três filhos e cinco netos.

 

Separado para servir

 

Nascido no dia 29 de abril de 1942, em Palmeira dos Índios/AL, o pastor Israel foi criado na igreja, graças à influência de sua tia Rosa Eulália Pimentel, que foi, com a sua avó Hermelinda Bárbara de Souza Melo, fundadoras da PIB da cidade. Aceitou o evangelho aos 14 anos e foi batizado no dia 8 de dezembro de 1957 pelo pastor Zacarias de Barros Almeida.

Depois de concluir o ginasial (ensino básico) em Palmeira dos Índios, veio para Maceió, em 1960, cursar o colegial (ensino fundamental) no Colégio Batista Alagoano. No mesmo ano, quando da realização do Instituto Bíblico Alagoano no Colégio, atendendo o apelo do Pastor Rubens Lopes da Igreja Batista Vila Mariana em São Paulo,  decidiu pela carreira ministerial. Em fevereiro de 1963 foi recomendado ao Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil pela Igreja Batista do Farol.

Pastor Israel tinha vocação para o ministério pastoral e logo no primeiro ano de seus estudos na capital pernambucana foi convidado e aceitou ser seminarista auxiliar da PIB em Vitória de Santo Antão. Foi nesta cidade do interior do Estado que conheceu a jovem que viria a ser sua esposa, Maria Madalena.

No ano de 1967, quando cursava o último ano no seminário, foi consagrado ao ministério pastoral no dia 13 de maio de 1967, a pedido da IB de União dos Palmares e da IB São José da Laje, ambas em Alagoas. No dia 07 de setembro de 1971 foi empossado no pastorado da Igreja Batista Sete de Setembro, em Aracaju/SE. Assumiu, no mesmo mês, o pastorado da IB Castelo Forte, também na Capital Sergipana.

Depois de dois anos pastoreando as duas igrejas, deixou a IB Castelo Forte para dedicar-se mais à IB Sete de Setembro, exercendo um ministério que durou até 1975, período em que construiu a casa pastoral. Em Aracaju foi Diretor do Colégio Americano Batista tendo dotado o mesmo de uma sala para a biblioteca. Foi também durante um ano Diretor do Acampamento Batista Sergipano. Retornou para Alagoas a convite do pastor Boyd O’Neal e a Junta Executiva da Convenção Batista Alagoana para assumir os cargos de secretário do Escritório da Convenção e de auxiliar do pastor O’Neal.

 

Edificando obras

 

No período que ficou à frente das Igrejas Batistas em União dos Palmares e São José da Lage, já empreendeu reforma no templo da Igreja Batista em União dos Palmares, dotando-o de um novo batistério e remodelando a fachada como a mudança da porta principal de entrada e uma torre. Em São José da Lage foi usado por Deus para tirar a Igreja do Velho Templo e construir um Novo Templo em local alto, onde está até hoje. O antigo templo foi destruído pela grande catástrofe da cheia que se abateu sobre a cidade em janeiro de 1969, restando apenas a parede do batistério com o versículo: “Sepultados com Cristo na morte pelo batismo”.

 

A partir de 1975, o pastor Israel Pimentel pastoreou várias igrejas no Campo Batista Alagoano e em quase todas elas deixou sua marca de construtor, depois da experiência  da casa pastoral da IB Sete de Setembro/SE. A terceira obra física no solo alagoano foi a construção do templo da IB em Ipióca, durante os dois anos em que assumiu seu pastorado, iniciado em fevereiro de 1976.

Em 1979, assumiu o pastorado da IB do Tabuleiro para um ministério de quatro anos, tempo em que construiu o novo templo da igreja. Logo depois, em 1983, iniciou uma congregação no Eustáquio Gomes de Melo, que se tornou em Igreja em junho de 1984 e de quem recebeu o título de Pastor Emérito em 1988, quando foi pastorear a IB em Marechal Deodoro.

Mas sua missão não parou em Marechal. Em junho de 1990, assumiu o pastorado da IB Monte das Oliveiras, no Benedito Bentes. Voltou a IB Calvário em julho de 1991, mas continuou na IB Monte das Oliveiras até o início de dezembro. Em setembro de 1997, deixou o pastorado da IB Calvário, depois de construir o templo e ter iniciado o novo edifício de Educação Religiosa. Ficou como auxiliar do pastor José Alberto Calado.

Em abril de 1998, assumiu o pastorado da IB Rio Largo, onde empreendeu várias reformas no templo, reformou a casa do zelador e a casa pastoral, que estavam em ruínas. No dia 8 de março deu posse ao seu substituto, o pastor José Sérgio, e veio para Maceió auxiliar seu filho, pastor Irland Chaves Pimentel, na IB Central do Farol, que era congregação da IB de Rio Largo.

No dia 6 de novembro de 2004 assumiu o pastorado da IB Graciliano Ramos, hoje denominada IB Getsêmani no Graciliano Ramos. Em Graciliano Ramos conseguiu fazer uma série de melhorias no templo com a colocação de janelas de basculantes com vidros no santuário, como também uma nova iluminação e uma galeria. Empreendeu também a construção do Edifício de Educação Religiosa, deixando-o já com duas salas em funcionamento e o gabinete pastoral. Deixou este pastorado no 10 de fevereiro de 2008, dando posse ao Pastor Carlos Rodrigues que já era seu auxiliar no pastorado. O Pastor Carlos Rodrigues levou avante a construção do Edifício de Educação Religiosa que com o término do mesmo, tendo-o acrescido mais uma sala homenageando o pastor Israel dando ao Edifício o seu nome. No dia 22 de março de 2008 assumiu o pastorado da Congregação Batista no Santos Dumont, pertencente a Igreja Batista Memorial Calvário. Em 2009 tendo vindo morar próximo a Igreja Batista Central do Farol, pediu carta de transferência para a mesma juntamente com sua esposa e passou a dar sua parcela de contribuição ao lado do Pastor Irland Pimentel. Em 2010 é empossado como Pastor Adjunto da Igreja Batista Central do Farol. Em março de 2012 tendo o Presidente da Igreja se afastado para dedicar-se totalmente a Capelania da Polícia Militar da Igreja, assume o pastorado da Igreja Batista Central do Farol, visto ser seu 1º Vice-Presidente.

 



Baixar Arquivo PDF

Newsletter

Programador: Denis Buarque
Tel: 82 9.8743-1256 (claro) / 9.9910-2435 (tim) www.negocioswebbrasil.com.br
E-Mail: denisbuarque@gmail.com
Convenção Batista Alagoana - Av. Aristeu de Andrade
Atendimento até 13h. Tels.: (82) 3336-2207 / 9.8802-1031 (oi)
9.9156-4831 (claro) / 9.9665-3020 (tim)